Prof. Dr. Marcos Antônio José dos Santos

Coordenador de Área

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1978), Mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1986) e Doutorado em Medicina Veterinária - Parasitologia Veterinária (UFRRJ,1998). Pertence à classe de Professor Titular da  Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem atuado em ensino de Graduação e Pós Graduação, leciona as disciplinas de Histologia Animal e Técnicas Histológicas nos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências Biológicas; Histologia Humana e Embriologia para o curso de Farmácia da UFRRJ.,Tem experiência nas áreas de Morfologia, Histoquimica , Imunohistoquimica e Patologia Veterinária. No período de 1997 a 2001 ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Biologia Animal e no período de 2001 a 2009 ocupou o cargo de Diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Atuou em diferentes Conselhos Superiores da UFRRJ (CONSU, FAPUR, Conselho Departamental). Foi presidente da Comissão de Licitação da Fundação de Amparo e Pesquisa da UFRRJ(FAPUR). Atualmente membro da Comissão de Licitação da Fundação de Amparo e Pesquisa da UFRRJ(portaria nº 04 de 16 de janeiro de 2017) e Coordenador da Área de Histologia e Embriologia.

Profª Dra. Leilane M. Barcellos Nepomuceno

Vice-coordenadora de Área

Professora Adjunto 3 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências –(Fisiocirurgia-UERJ -2013), Mestre em Ciências (Biologia Parasitária -Fiocruz- 1995), Graduação em Ciências Biológicas (UERJ- 1987). Membro da Comissão de Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas. Membro da Comissão Organizadora dos Nepes-UFRRJ. Coordenadora e Orientadora do Projeto de extensão- Biext-UFRRJ intitulado: ” O Zebrafish sai do aquário e chega à sala de aulas: nadando em conhecimentos”. Professora e pesquisadora da área de Histologia e Embriologia, linha de pesquisa em alterações teciduais sistêmicas do Zebrafish submetidos a diferentes substâncias.

Prof. Dr. Vinícius Rezende Ribeiro

Professor Titular

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (1984), especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFRRJ, 1988), mestrado em Medicina Veterinária - Patologia Veterinária (UFRRJ, 1987) e doutorado em Medicina Veterinária - Parasitologia Veterinária (UFRRJ, 1994). Pertence à classe de Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Histologia, Embriologia, Patologia e Ensino Superior. Participa como Avaliador de Instituições de Educação Superior e de Cursos de Graduação pelo INEP/MEC. Acadêmico Titular na Cadeira nº 40, patronímica do Dr. Aloysio Ferrari da Silva, da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro.

Profª Dra. Aparecida Alves do Nascimento

Professora Associado 2

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), mestrado em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atuou na Implantação do Núcleo Biomédico da Fundação Educacional Dom André Arcoverde. Foi Coordenadora do Núcleo Biomédico da FAA e Professora Adjunta das disciplinas de Embriologia na Faculdade de Medicina e de Citologia e Embriologia na Faculdade de Medicina Veterinária. Atualmente exerce a função de Professora Associado 2, na Área de Histologia e Embriologia, junto ao Departamento de Biologia Animal, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, lecionando disciplinas de Histologia e Embriologia. Tem experiência na área de Histologia e Embriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Histologia comparada de invertebrados e vertebrados e Imuno-histoquímica do sistema neuroendócrino difuso. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Biologia Animal da UFRRJ.

Profª Dra. Rosa Maria Marcos Mendes

Professor Associado IV

Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências - (Biologia Animal - UFRRJ 004). Mestrado em Ciências (Biologia Animal - UFRRJ - 1996). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1983). Chefe do Departamento de Biologia Animal/ Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Vice-Coordenadora dos Cursos de Ciências Biológicas. Coordenadora Institucional do Pré- Enem-UFRRJ. Coordenadora do Subprojeto de Ciências Biológicas do Programa de Residência Pedagógica/CAPES. Presidente da Comissão de Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas. Orientadora do Projeto "O Museu de Zoologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro" - Biext. Professora pesquisadora da área de Histologia, linhas de pesquisa: células neuroendócrinas de diferentes espécies animais e pesquisa de alterações teciduais sistêmicas do Zebrafish submetidos a diferentes substâncias.

Profª Dra. Adriana Ventura

Professora Adjunta

Atualmente é professora Adjunta de Histologia e Embriologia pelo Departamento de Biologia Animal/ Instituto de Ciências Biológicas e Saúde da UFRRJ. Coordena o projeto de extensão Células: descobrindo o organismo animal.
Graduada em Médica Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBA) ICBS/ UFRRJ. Foi Bolsista Nota 10 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) durante o doutorado com projeto de tese na área de Biologia do Desenvolvimento de Quirópteros.
Foi professora substituta de Histologia pelo Programa de Graduação em Histologia PGH/ UFRJ (2016-2017) e Professora Assistente de Histologia e Embriologia pelo Núcleo Biomédico na Fundação Dom André Arcoverde CESVA (2014-2016).

Profª Dra. Nadja L. Pinheiro

Professor Visitante

Licenciado em Pedagogia Especial, Modalidade Biologia pela Universidade do Estado da Guanabara (1970), Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1974), Mestre em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e Doutor em Ciências, Área de Histologia, pela Universidade de São Paulo (1990). Aprovada em concurso público de provas e títulos para a Classe de Professor Titular em Histologia e Embriologia na Universidade Federal Fluminense (Publicação no DOU de 17/08/2004, p.21, Seção 3). Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no período de 1977 à 2007, atuando nas disciplinas da Área de Histologia e Embriologia para os cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sendo membro do Colegiado do mesmo, de 1995 até 2017. Professora Visitante da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.