A descoberta do Zebrafish e o início das pesquisas


No início do século XIX, o zoólogo Francis Hamilton iniciou o mapeamento de espécies de peixe de água doce, na Índia, aonde morou por 18 anos. E publicou sua monografia com registros de mais de 200 espécies, dentre elas o Zebrafish.


Na criação dos nomes das novas espécies, Hamilton gostava de levar em consideração como elas eram chamadas pelos nativos da região. Dessa forma, ele descobriu que o Zebrafish era referenciado como Dhani, dando então origem e inspiração ao nome científico Danio rerio (Imagem 2).


A Biblioteca Nacional virtual do Reino Unido oferece acesso a uma coleção de mais de 170 milhões de itens, que inclui artefatos de todas as épocas da civilização. Podemos encontrar lá a versão original digitalizada do caderno de campo de Hamilton, contendo tais informações e os primeiros relatos das outras novas espécies (Imagem 1). É possível, também, encontrar à venda na internet uma versão editada das anotações e ilustrações de Hamilton realizadas na época do mapeamento.


O Zebrafish é descrito por ele como sendo, em suas palavras, “insípido” e com “baixo valor econômico” (Imagem 2). Mal sabia o quão valioso e importante esse peixinho se tornaria nos próximos anos, não é mesmo?






O início das pesquisas com o Zebrafish




Na década de oitenta, o biólogo molecular e aquarista George Streisinger usava o fago T4 (virus que infectam bactérias) como sistema modelo de estudos e obteve grandes contribuições na decifração do código genético dessa estrutura.


Visando aplicar seus conhecimentos em um novo sistema modelo, mas dessa vez de um vertebrado, iniciou a utilização do peixe Zebrafish, já que era uma espécie pequena suficiente para manter um grande número necessário para estudos genéticos e grande o suficiente para fazer manipulações embriológicas.


Mesmo com muitas críticas, George descreveu, por quase 10 anos, o desenvolvimento morfológico e funcional normal do embrião de Zebrafish, além de técnicas de genética e de criação. Após sua morte, sua pesquisas continuaram sendo desenvolvidas por colegas de trabalho e o uso comprovado do Zebrafish se disseminou pelo mundo.



Referências:


- Biblioteca: https://www.bl.uk/about-us

- Peixes pequenos, grande ciência: https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.0020148#s2

- Livro digitalizado manuscrito biblioteca: http://www.bl.uk/manuscripts/FullDisplay.aspx?ref=Mss_Eur_E70_A

- Sobre Francis: https://www.raysociety.org.uk/products/search-results/francis-hamiltons-gangetic-fishes-in-colour-edited-with-introduction-and-commentary-by-ralf-britz

- Venda do livro: https://www.nhbs.com/hamiltons-gangetic-fishes-in-colour-book

- História do George: http://www.uoneuro.uoregon.edu/k12/george_streisinger.html

- Livro digitalizado:

https://play.google.com/books/reader?id=myQOAAAAQAAJ&hl=pt&pg=GBS.PA1